Fluidos GBA
Existem no mercado diversos fluidos para sistemas de watercooler, a maioria deles importados, a grande questão é:
Qual a melhor opção?
A GBAwatercooler, utiliza e recomenda seu próprio fluido, o Pó de Diamante, que foi desenvolvido e vem sendo aprimorado pelo seu criador, o Eng° Químico Tiago Martins, desde o lançamento em 2012, baseado em sua experiência própria e no feedback que recebe de seus clientes após ter vendido mais de 3000 fluidos nesses anos.
PÓ DE DIAMANTE
Uma análise puramente focada em desempenho térmico nos leva a água que é um ótimo condutor de calor. Os problemas com a água mais comuns são a proliferação de algas, a possibilidades de corrosão dos componentes e a possibilidade de curto-circuito no caso de vazamentos.
PROLIFERAÇÃO DE MICROORGANISMOS
A proliferação de algas, que é facilmente evidenciada por mau cheiro, pode ser combatida de diversas formas, a mais comum, utilizada em piscinas e aquários é a adição de sulfato de Cobre II, que é um veneno para as algas, mas não é indicado para watercooler pois ataca o alumínio comumente presente nos radiadores, além de deixar a solução azulada. PÓ DE DIAMANTE usa um agente biocida de largo espectro importado, incolor e não-iônico.
CORROSÃO
A corrosão dos componentes acontece quando o fluido de refrigeração possui em solução íons de metais mais nobres que o alumínio e componentes de alumínio no loop. Por exemplo, um bloco de cobre e radiadores ou conexões de Alumínio. Neste caso, o cobre dissolvido precipitaria na forma metálica oxidando o alumínio. Por este motivo, hoje em dia, a maioria dos fabricantes utilizam cobre e suas ligas (Latão e bronze) em seus componentes: Blocos, radiadores, fittings, bombas, etc. Outros materiais utilizados são plásticos (acrílico, poliacetato de celulose ou policarbonato).
No entando é muito comum hoje o uso de radiadores de alumínio, mesmo em marcas consagradas como thermaltake e em todos os watercoolers selados do mercado, o radiador é sempre de alumínio.
Por isso, o uso de um bom inibidor de corrosão, em dosagem correta é bem vindo ao Fluido.
PÓ DE DIAMANTE utiliza nano inibidores sintéticos que previnem a oxidação de metais no sistema como cobre, níquel, alumínio, aço e traz segurança ao usuário.
São muito raros casos de corrosão, a GBA nunca teve nenhum caso, nem reclamação de cliente a respeito deste assunto.
CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
A água, caso seja extremamente pura, não conduz eletricidade, mas são necessários os aditivos descritos anteriormente para prepará-la para o uso em watercooler, que certamente aumentarão sua condutividade.
O fato é que mesmo não tendo condutividade, com o tempo, o contato com superfícies metálicas, a ação do agente biostático, tornarão o fluido cada dia mais condutor, isto acontecerá com todos os fluidos do mercado.
Não tem como fugir, nem lutar contra a natureza. É ínútil.
É por isso que o uso de componentes de boa qualidade e cuidado na montagem, o teste de vedação anterior à partida do computador com watercooler montado e a manutenção da limpeza do computador, são tão importante.
É muito simples, rápido e fácil testar vazamentos:
Pó de Diamante é seguro, pois se bem montado e previamente testado, um sistema de watercooler não deve vazar, e mesmo que esteja muito contaminado, não entrará em contato com os componentes e não haverá riscos.
Glicol
A família dos Glicóis é bastante comum em diversos fluidos, principalmente para automóveis, sua função é aumentar o ponto de ebulição da solução. O Glicol também altera a temperatura de congelamento do fluido.